MENU

publicado em: 29/10/2015

Não acessamos mais a internet apenas do computador. Diversos aparelhos e variados tamanhos de tela fazem parte do nosso dia-a-dia. As vendas de smartphones, por exemplo, já superam as de PCs a algum tempo. Logo, é preciso ter atenção em como o conteúdo dos sites irá se comportar em todos esses dispositivos.

Smartphones x Computador

Ao contrário do que alguns pensam, os usuários utilizam mobiles em todos os lugares e não somente quando estão esperando em uma fila, por exemplo. Pesquisas revelam que 84% usam em casa, mesmo se tiverem PCs. Isso se deve graças à evolução dos hardwares e dos browsers nos mobiles, o que permitem um bom acesso com maior comodidade. Outra pesquisa mostra que o valor médio das compras por celular são 13% maiores do que as feitas por computador. Logo, com a quantidade e o poder de compra desses usuários existe uma grande fatia do mercado a ser explorado.

Design Responsivo

As informações devem ser organizadas para que a experiência de acessar qualquer página seja a melhor para cada resolução de tela. Dessa forma, começamos a construção de um site pela versão mobile, depois indo para a versão desktop. Essa é a ideia do Mobile First - desenvolver um site dessa forma garante que não haverá excesso de informação, e que acessos por todos os tamanhos de tela e dispositivos sejam agradáveis.

Essa é uma das técnicas utilizadas na construção de um Mobile First website, um método de desenvolvimento onde uma programação base responde de formas específicas aos diferentes tamanhos de tela, se reorganizando no espaço para facilitar a visualização e a navegação.

Pensando na acessibilidade

O design do site é pensado com foco em três principais conceitos: “Arquitetura de Informação”, “Usabilidade” e “Acessibilidade”. É preciso posicionar cada elemento da página prevendo o uso do público-alvo. Por exemplo: quem acessa um site pelo celular provavelmente busca rapidamente por um endereço ou telefone. Quem acessa de um computador geralmente tem tempo para ver fotos e informações mais complexas. As informações dispostas são focadas na necessidade do usuário, para que ele possa resolver da melhor forma possível a sua demanda.

O espaço disponível nos PCs permite que todas as informações possam ser dispostas integralmente. Na versão mobile certos elementos precisam ser priorizados e outros ocultados. Ainda, nessa versão deve-se exibir imagens reduzidas ou até excluir as que não sejam relevantes para quem acessa desses dispositivos. Informação desnecessária prejudicada a usabilidade e a acessibilidade do site, principalmente nas versões mobile.

Funcionalidades Exclusivas

Outra grande vantagem ao criar um site focado no mobile é que podemos aplicar recursos que utilizam o acelerômetro, GPS, giroscópio, múltiplos toques etc. Isso diversifica o uso e expande a experiência do usuário.

É aconselhável realizar uma análise para saber quais dispositivos são usados e quais informações são importantes para seu público-alvo. Isso é fundamental para que a experiência do usuário com a marca se construa da melhor forma possível, seja através do celular ou do desktop. E você, já tem seu site otimizado para dispositivos móveis?

Quântica Comunicação

Comunicação com DNA Digital.

DEIXE SEU COMENTÁRIO