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publicado em: 12/11/2015

Antes de tudo, vamos entender o que é lead.

Chamamos de lead uma pessoa que se interessou pelo seu produto e que tem potencial para virar um cliente. Alguém que enviou um email ou entrou em contato, por exemplo. O processo de transformar um lead em comprador pode ser totalmente monitorado, e um dos fatores mais importantes a ser avaliado é o custo por lead (CPL). O CPL é alcançado através da divisão do valor investido no marketing pela quantidade de leads conquistados e é muito importante na hora de medir o seu retorno de investimento em comunicação. 

E como gerar esses leads?

Para gerar leads com eficiência é preciso combinar diversas áreas, como: design, programação e criação de conteúdo. Essa última é uma das melhores formas de despertar a atenção do usuário. Disponibilizar conteúdo sobre sua área de atuação que seja relevante para o público-alvo, ao invés de apenas colocar anúncios no ar, pode ser uma técnica bastante eficaz. Isso pode atrair mais visitas ao seu site e gerar decisões de compra baseadas nas informações transmitidas.

E porque monitorar?

Após o lead se tornar um cliente, é possível analisar o custo total do processo de conversão, assim, verifica-se o trabalho de cada departamento. Por exemplo: se existe uma boa quantidade de leads a um bom custo, mas esses leads não são convertidos em clientes, o problema pode estar no setor de vendas. Por isso, é interessante monitorar constantemente todo o processo.

É importante calcular o CPL separado pela fonte da arrecadação e pelo valor gasto em cada uma, seja com anúncios no Google, redes sociais ou e-mail marketing. Segundo pesquisas, o marketing digital gera um custo por lead 61% menor do que nas mídias tradicionais. Essa diferença pode ser facilmente constatada ao se calcular o CPL, essa comprovação garante credibilidade e incentiva maiores investimentos na área.

A estratégia usada para gerar leads muda de acordo com a empresa, o público, as metas e o mercado. É preciso conhecer o público-alvo e desenvolver formas de chegar até ele de forma assertiva. Assim que sua empresa se habituar a analisar o resultados, isso se tornará um processo comum e indispensável para o planejamento, além de potencializar a eficiência do marketing digital.

Quântica Comunicação

Comunicação com DNA Digital.

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