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publicado em: 06/01/2016

PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS COM FORTE PRESENÇA DIGITAL

O marketing digital é hoje algo indispensável para uma empresa, e algumas daquelas que relutaram em aderir a ele, estão tendo que correr atrás do prejuízo.

Nos próximos anos, nós vamos começar a perceber uma maior penetração dos médios e pequenos negócios nos meios digitais. Muito em função de um maior entendimento e da compreensão dos seus custos mais acessíveis do que o marketing tradicional, e principalmente pela percepção que se a empresa não tiver uma presença digital ela perderá clientes. Ter um site que funcione bem ou redes sociais que dialoguem com seus clientes não é mais uma opção, é uma necessidade.

MAIS EMPRESAS NO MOBILE

Se hoje as empresas que relutaram em utilizar ferramentas de marketing digital correm atrás do prejuízo, o mesmo irá acontecer em breve com aquelas que preferem ignorar o mobile.

Independente de idade, sexo ou classe social, os dispositivos móveis estão constantemente na vida de todos os brasileiros, e o mobile em si não é mais uma tendência, é uma realidade. A novidade é que mais empresas estarão dando atenção aos dispositivos móveis, com sites responsivos, aplicativos e campanhas focadas em celulares e tablets.

O BIG DATA E O PROCESSAMENTO DE DADOS

As redes sociais, os serviços de e-mail marketing, as plataformas de pesquisa, todas elas estão constantemente aprimorando sua capacidade de processamento de informações. Hoje é possível saber todo o processo de compra do nosso cliente. Entendendo onde e quando ele foi exposto à campanha, qual mensagem teve mais efetividade, qual abordagem promocional gerou mais compras, qual postagem na rede social teve mais repercussão, dentre outras possibilidades.

Isso traz a possibilidade de automatizar o processo de marketing através de ferramentas e automação, enviado a mensagem mais pertinente para cada cliente, baseado em qual momento da compra ele está. É isso que as essas plataformas fazem, e possivelmente veremos um aumento da utilização delas no ano de 2016.

REMARKETING MAIS EFICIENTE

Outra importante funcionalidade que ganha força em função dessa melhora no processamento de dados é o remarketing. Basicamente, remarketing é uma funcionalidade que exibe seus anúncios digitais (sejam banners ou e-mail marketing) para os usuários que acessaram seu site, portal ou e-commerce. Essas pessoas serão expostas novamente a aquele produto que pesquisaram anteriormente.

Essa função traz a possibilidade de ações em tempo real para esses clientes ou promoções especiais. O importante desse processo é aproveitar a grande quantidade de informação que temos, e não continuar enviando seus anúncios para os clientes que já efetuaram a compra.

INBOUND MARKETING

Uma técnica relativamente não tão nova, mas que chegou ao Brasil a pouco tempo é o inbound marketing. Ela consiste em atrair o cliente através de um conteúdo interessante para o mesmo. Ao contrário da publicidade tradicional que pega carona na atenção que as pessoas dão ao entretenimento, o inbound marketing busca ser o conteúdo, e através disso conduzir o possível cliente até a compra.

2015 foi um ano que essa técnica já foi utilizada por algumas marcas, mas para 2016 a tendência é que ela se popularize entre diversas empresas de diversos mercados, se tornando bem popular para os próximos anos. 

Quântica Comunicação

Comunicação com DNA Digital.

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